segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vida

           Tenho potencial, eu sei. Mas confesso que as vezes fica difícil de mostrar, ou demonstrar. Nesse universo infinito e particular em que vivemos.
           Se mostramos quem somos, derramamos em dor e lágrimas. Se escondemos nossas dores, assumimos a loucura de viver por um único ideal. Que nem sempre é o "ideal"...
           Nada sei, que venha de mim, todos que passam pelas nossas vidas deixam marcas e ensinamentos, uma mistura absoluta de culturas. Ninguém pode ser "alguém" sozinho, ou aprender sozinho.
           O mundo moderno nos oprime cada dia mais em conchas como ostras que se encontram no mar, ou casulos onde nascem as borboletas. Nem sempre o que escrevo tem algum sentido aparente ou controverso, mas, é o que sinto no exato momento em que escrevo, onde mostro fraquezas, alegrias, e me lanço ao mundo. Meu coração sente, minha alma sonha, e meus dedos obedecem.
           Consigo sentir dor, alegria, emoções e desolações, tudo junto em um só segundo que tantas vezes define uma atitude ou a falta dela.
           Vive-se melhor consigo mesmo ao encontrar-se dentro de si.... Mas, distante se põe aquele que vive por outro alguém, alguém que nao pode se expor, ou tem medo de ser feliz. Lançar-se em si mesmo exige sacrifício e coragem para romper o véu. Viver à sombra da perfeição é não ter perseverança ou expectativa de vida, e um objetivo que seja razoável. Quem não se lança nao vive, fala sempre o que não quer dizer, e quase nunca tem o que dizer, porque não tem experiência que forme uma história de vida.
          Antes que as máscaras caiam, é preciso descobrir o propósito de te-las colocado na própria  face. Se fosse real o dia das bruxas, viveríamos todos no dia 31 de outubro. È cômico,  eu sei. Mas, bruxa ou qualquer outra festa temática, bastaria ir do jeito que estamos, porque usamos máscaras o tempo todo, usamos roupas exóticas, que trocamos por fantasias e sapatos, para dar mais emoção à corrida pela vaidade, e não fazer feio frente a outro alguém. Só posso lamentar por também ser humana!
         Cometemos loucuras e somos insanos todos os dias, desde momento em que abrimos os olhos ao acordar. E isso se repete todos os dias... Não importa em qual momento.
         A verdade é que vivemos mascarados, por temer a verdade porque sabemos que ela nos revela tal qual como somos, e isso nos liberta mas, também machuca.
        As vezes é preciso usar máscaras, porque sem elas nao conseguiriamos viver nesse lugar de horror, onde existem mortes inocentes, doenças incuráveis que desafiam a ciência e toda sabedoria humana. Seria impossivel viver no país da impunidade, onde vemos piadas em programas de humor que mostram realmente quem somos. Me envergonho de ver isso todo dia. Me envergonho de saber que é tudo verdade Me envergonho de viver no meio de tanto conceitos e pré-conceitos formados de quem se permite viver com o benefício da acusação, ao invés de olhar para si. Não se pode ser constante em um lugar de inconstância. Não se pode ser verdadeiro porque o verdadeiro é tido como louco ao dizer o que pensa e sente. Se vivemos em democracia, todas as formas de expressão deveriam ser aceitas. Porque se desgastar por tão pouco?
          Sem as máscaras, seria impossível aceitar que nossa terra é uma terra de abundancia, rica em todos os sentidos e ainda assim somos miseráiveis sobreventes. Como se explica tanta pobreza, tanta falta de recurso? Tanta falta do que dizer? Se todo mundo só abre  boca quando "tem certeza"? como sobreviver aos impostos que nos atocha todos os dias? É impossível conviver com tanta infelicidade. E o pior é que vivemos dizendo que somos felizes, e que somos orgulhosos de sermos brasileiros, da terra tropical. Se somos tão abundantes assim, porque nossa cultura está tão sem cultura? Tantos miseráveis que praticamente imploram para continuarem vivos, enquanto outros vivem pela ganancia de nunca ser suficiente o que tem. Eu, não posso mais suportar!
           Não temos escolha. Porque quando escolhemos nas urnas o que queremos mediante ao que ouvimos, nao somos atendidos.Tudo continua inegavelmente igual ou pior. Se nosso voto é assim tão importante, porque quando escolhemos quem queremos como líder, não somos respeitados? Se um voto muda tudo, porque milhares deles não fazem a menor diferença? Fica difícil explicar o que não tem explicação.
           Quem faz seu papel, sofre, perde alguma coisa, chora, e paga o preço. Mas, quem não faz seu papel, acaba rico em um paraíso fiscal. Entra ano e sai ano... Tudo continua igual! nos redimimos no natal e nos purgatoriamos no ano novo dando sequência no carnaval.
           As vezes me pergunto: até onde pode chegar um ser humano que não sabe onde quer chegar? Que vive apenas por viver, passa batido pela vida sem apreciar o que realmente vale a pena. Talvez um "bom dia" de manha seja um começo. Quantas vezes fazemos isso na semana? Ou melhor, no ano?
           E Quando esse alguém que não sabe onde que chegar, pensa que chegou onde queria, o que fará agora? para onde ir? Quais são os próximos objetivos e alvos. Quando chega, quer sair, e quando sai quer chegar, confundidos que somos... Ficaremos assim para sempre se não fizermos nada.
           Triste eu  escrevo o que naõ posso gritar!
           Insatizfeitos, reclamões, ou apenas conformados? Quem somos nós? Quem sou eu ? Quem é você?
           Isso não importa mais, tanto faz!
           Somos apenas seres humanos.


                                                                                      Fernanda Negreiros
                                                                                              02/07/11
                                                                                                 03:29
                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário